Fique por dentro das notícias de ALEXANIA, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 07/05/2019 - Poder Legislativo cobra melhorias no abastecimento de água de Alexânia

    Representando o Poder Legislativo, o Presidente da Câmara Municipal, Wanderson Freitas, esteve na sede da Saneago, em Goiânia, solicitando ao Presidente da Saneago, Ricardo José Soavinski, o atendimento as seguintes reivindicações:

    • Manutenção em caráter de urgência das bombas de captação de água. (Um dos motivos frequentes da falta d'água em Alexânia é a queima das bombas)

    • Construção de uma nova ETA. (Estação de Tratamento de Água)

    • Aquisição de um novo veículo para o atendimento em Alexânia.

    • Instalação da rede de água tratada no Setor Morada Nova.

    O Presidente da Saneago se comprometeu a vir pessoalmente até Alexânia e tomar as devidas providências em relação aos problemas apresentados.

    Câmara Municipal de Alexânia | A serviço do povo!🤝

  • 24/04/2019 - Polícia Civil é homenageada na Câmara Municipal de Alexânia

    Na sessão ordinária desta terça-feira (23), a Câmara Municipal concedeu medalha de honra ao mérito à Delegada Dra. Silzane Bicalho, e diplomas de menção honrosa aos agentes e escrivães da Delegacia da Polícia Civil de Alexânia.

    As honrarias foram concedidas em razão dos relevantes serviços prestados pela Polícia Civil, que em parceria com a PM, contribuiu com a melhoria dos indicadores de segurança pública em Alexânia.

    Na ocasião, também estiveram presentes, o Delegado Regional da Polícia Civil, Dr. Cléber Martins, e o empresário Galeno, que vieram prestigiar a entrega das honrarias.

    Câmara Municipal de Alexânia | A serviço do povo! 

  • 16/04/2019 - Audiência pública alerta para os problemas da Unidade Prisional de Alexânia

    Na segunda-feira (15), o plenário da Câmara Municipal de Alexânia, foi palco de uma audiência pública para discussão e alerta sobre os problemas decorrentes da localização e insalubridade da Unidade Prisional de Alexânia.

    A audiência, de propositura dos Vereadores Divino Bodin e Dorivaldo, trouxe à tona problemas que são de responsabilidade do Estado de Goiás (administrador do presídio), como a localização em área residencial, não compatível com o nível de periculosidade da unidade, e também a insalubridade causada pelo vazamento da fossa, que traz sérios riscos para a saúde da região.

    Os problemas apresentados na audiência pública são recorrentes há mais de 10 anos, e o próximo passo será uma nova audiência, onde serão diretamente solicitadas ao Estado, providências em caráter de urgência.

    Além dos moradores que residem nas proximidades do presídio, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Wanderson Freitas, os Vereadores Divino Bodin, Dorivaldo, Matheus Ramos e Tenente Pereira, o Prefeito Allysson Silva Lima,o Comandante da PM, Major Josmar Pedrosa, a Delegada da Polícia Civil, Silzane Bicalho, o Secretário de Educação Mateus Henrique, o Padre Allan Carlos, o representante da Regional Prisional, Marcos Vinicius, e o representante do Dep. Federal Zé Mário, Augusto César.

    Câmara Municipal de Alexânia | A serviço do povo! 🤝

  • 11/04/2019 - Audiência Pública | Unidade Prisional de Alexânia

    Muitos são os problemas enfrentados em virtude da localização da Unidade Prisional de Alexânia, hoje situada em perímetro urbano. Seja a insegurança causada pela proximidade com as residências, ou a sujeira e mal cheiro proveniente da fossa, que constantemente transborda.

    Portanto, convidamos você e sua família, para uma audiência pública onde serão discutidas e definidas medidas que visam solucionar estes problemas, pois como é de conhecimento, a segurança pública é de responsabilidade do Estado, mas sem a intervenção e reivindicação do município, não conseguiremos melhorar a situação do nosso presídio.

    Data/hora: 15 de Abril • A partir das 19 horas
    Local: Plenário da Câmara Municipal

    Contamos com a sua participação!

    Câmara Municipal de Alexânia | A serviço do povo! 

  • 10/04/2019 - Investigação de denúncias contra o Poder Executivo é aprovada na Câmara Municipal de Alexânia

    Os onze vereadores de Alexânia, aprovaram por unanimidade, na sessão de terça-feira (09), a abertura de Comissão Processante (CP) para averiguar possíveis infrações político-administrativas praticadas pelo Prefeito Allysson da Silva Lima.

    A criação da CP foi baseada em duas denúncias elaboradas e protocoladas por representantes da população, sendo que pelo Decreto Lei n° 201/1967, a denúncia de infração poderá ser feita por qualquer eleitor, com a exposição dos fatos e a indicação das provas.

    As irregularidades que devem ser investigadas pela CP referem-se principalmente a favorecimento de empresas particulares, promoção pessoal às custas do dinheiro público, gastos com pessoal acima da receita corrente líquida, não execução das emendas impositivas obrigatórias por lei, falta de repasses ao Instituto de Previdência Municipal, falta de decoro para com o cargo, ao permitir o aproveitamento da máquina pública por parte de familiares, e ato contra a lei ao não submeter a nomeação do Administrador de Olhos D'Água à aprovação do Legislativo.

    A comissão de investigação processante é formada pelos Vereadores, Zé Penca, Matheus Ramos e Marques Zedex, que foram escolhidos por sorteio.

    O primeiro passo após o acolhimento das denúncias, é notificação ao Prefeito Allysson da Silva Lima para que ele possa elaborar a sua defesa e apresentá-la no prazo máximo de 10 dias.

    A CP pode levar o prefeito a julgamento e tem 90 dias para apresentar um relatório recomendando ou não a cassação do prefeito.

    Câmara Municipal de Alexânia | A serviço do povo! 🤝

  • 10/04/2019 - Sra. Epifânia Maria de Jesus recebe título de Cidadã Alexaniense

    A Câmara Municipal de Alexânia, concedeu título de Cidadã Alexaniense à Sra. Epifânia Maria de Jesus, em reconhecimento à sua trajetória como pioneira, não só na construção de Alexânia, mas também das capitais Brasília e Goiânia.

    O título foi proposto pelos Vereadores Marques Zedex e Matheus Ramos, com a justificativa de que a agraciada construiu sua vida e educou seus filhos com pulso firme, dando a sociedade cidadãos de bem, comprometidos com o bem estar social. Sendo nada mais justo, que conceder a esta ilustre senhora centenária, o título de Cidadã Alexaniense.

    Câmara Municipal de Alexânia | A serviço do povo! 🤝

  • 10/04/2019 - Com presença massiva da população, relatório final do Alexânia Prev é apresentado na Câmara

    Na sessão ordinária de ontem (09), foi apresentado na Câmara Municipal, o relatório final da CEI que apurou possíveis irregularidades no Alexânia Prev, ocasião que contou com a presença de um grande número de servidores públicos e aposentados do município.

    Com o relatório finalizado, o documento seguirá sua tramitação e será encaminhado para todos os órgãos competentes. Dentro das atribuições do Legislativo todas as medidas cabíveis serão tomadas, com o intuito principal de garantir a sobrevivência do Instituto e proteger a aposentadoria dos servidores públicos municipais de Alexânia.

    Câmara Municipal de Alexânia | A serviço do povo! 🤝

  • 04/04/2019 - Relatório final do Alexânia Prev será apresentado na Câmara Municipal

    Na próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Alexânia, será apresentado o relatório final da CEI - Comissão Especial de Inquérito, instaurada para investigar possíveis irregularidades no Alexânia Prev.

    A apresentação do relatório final implicará na tomada de medidas concretas e só então legais, para que seja possível resgatar a saúde financeira do Instituto. Sendo a presença de todos os servidores públicos municipais, de grande importância na ocasião.

    📍 Data/hora: 09 de Abril • A partir das 20 horas

    📍 Local: Plenário da Câmara Municipal

    Câmara Municipal de Alexânia | A serviço do povo! 

  • 21/03/2019 - Câmara Municipal é parceira dos servidores públicos de Alexânia

    Nesta quinta-feira (21), estiveram em reunião, o Presidente da Câmara Municipal, Wanderson Freittas, a Presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Alexânia (SINFAL), Giovana Campelo, e o fiscal municipal, Kalen Coutinho, oportunidade em que foram debatidos assuntos referentes ao funcionalismo público de Alexânia.

    A atualização do regime jurídico dos servidores públicos do município foi uma das principais pautas da reunião, sendo esta uma reivindicação da classe, que precisa de normas mais eficientes e funcionais.

    Outra questão debatida foi a valorização dos fiscais municipais, que ao longo do tempo perderam o equiparamento e o aporte da categoria.

    O Presidente da Câmara Municipal, manifestou a sua disposição e empenho em atuar junto ao servidor público municipal, e no que depender do Legislativo todas essas questões serão debatidas, bem como também tomadas as medidas cabíveis, assim como o reajuste de 3,56% no salário dos servidores efetivos da Câmara, que está sendo providenciado com o máximo de legalidade e retroativo ao mês de fevereiro.

    Câmara Municipal de Alexânia | A serviço do povo! 🤝

  • 18/03/2019 - Solenidade do CEPMG 13 de Maio conta com a presença massiva da população

    O CEPMG 13 de Maio, promoveu na noite de ontem (15), a solenidade de aposição de luvas, entrega do Alamar Legião de Honra e colocação de boinas, do CEPMG 13 de Maio, realizada no Estádio Municipal Orias da Silva Lima, com a presença massiva da população e demais autoridades.

    As luvas são insígnias que representam a série em que estão matriculados os alunos, bem como o conhecimento de suas responsabilidades. Já a entrega da boina representa a conclusão da primeira fase de instrução militar, quando o aluno da 3º série do ensino médio está apto para exercer suas funções de curso líder.

    O alamar legião de honra é destinado aos alunos que se destacaram nos estudos e disciplinarmente durante o bimestre, como forma de incentivar o desenvolvimento escolar.

    Câmara Municipal de Alexânia | A serviço do povo! 🤝